Sobre nossa empresa

A DeclareFacil ajuda autônomos a ficarem em dia e sem stress com as obrigações fiscais

Ilustração da emissão do DARF de Carnê-Leão

Atualmente o Brasil conta com, em média, 30 milhões de contribuintes. O número elevado também condiz com a quantidade de pessoas que enfrentam dificuldades e receio no momento de preencher e entregar a declaração do Imposto de Renda.

Quem opta por realizar o processo sozinho, se depara com uma tarefa que consome muito tempo, visto as complexidades envolvidas na legislação. O contador Vicente Sevilha, que atua na área há mais de 30 anos, conta que “frequentemente encontra-se casos de declarantes que entregam suas declarações ao fisco, sem sentirem-se seguros de que os números ali informados fazem sentido.”

Pensando justamente nessas dificuldades e nas alternativas tecnológicas presentes atualmente, o Declare Fácil vem trabalhando para facilitar a maneira de declarar Imposto de Renda.

shape
shape

Como tudo começou

Em 2014 lançamos uma plataforma online que conectava contribuintes e contadores cadastrados. Este marketplace traçava o perfil do declarante e o direcionava para o profissional que se encaixa em suas necessidades, ou seja, o mais adequado de acordo com a complexidade da declaração.

Durante os dois anos de funcionamento da plataforma, atingimos mais de 3 mil usuários, além de nos render o 2º lugar no Prêmio Estadão PME, em 2014, na categoria Tecnologia Criativa.

Apesar dos bons frutos, ainda não estávamos satisfeitos. O nosso intuito era, de alguma maneira, impactar e revolucionar o mercado do Imposto de Renda, Foi, então, que enxergamos na Inteligência Artificial uma grande oportunidade para mais este passo.

Tecnologia e Imposto de Renda

Diante das possibilidades que a tecnologia oferece, decidimos mudar nosso modelo para um agente de conversação. Através da Inteligência Artificial e equipado com as ferramentas mais sofisticadas, o César, nosso assistente virtual, responde às perguntas relacionadas ao Imposto de Renda, além de instruir o contribuinte no momento do preenchimento da declaração.

Outra ferramenta que o declarante pode encontrar, atualmente, é o Aprimora IR. Nele, é possível realizar a análise de caixa da declaração, através dos dados que já estão no arquivo eletrônico da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física). Depois de feita a análise, o usuário receberá o resultado e, se necessário, será alertado à possibilidade de possíveis falhas/inconsistências de informações, que poderia levá-lo à malha fina.

Tem mais novidades por aí!

Além disso, estamos trabalhando para que, em breve, a plataforma ofereça ao usuário:
  • Armazenamento, ao longo do ano, de documentos e dados referentes à declaração
  • Preenchimento e envio automático, a partir dos dados armazenados, da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Segurança de Dados

Garantimos total compromisso com os dados de nossos usuários. Por isso, estamos de acordo com a nova legislação, a LGPDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), assim como estamos aprovados também na verificação realizada pelo Google.

Com isso, as atuais ferramentas, como o Aprimora IR, e os projetos futuros garantem segurança aos dados. Isso, porque, toda a informação é criptografada e mantida em nuvem. Além disso, todo o conteúdo vem de forma autônoma e é sistematizado, ou seja, não é manuseado por nenhuma pessoa.