Sem nome (512 × 512 px) (2)cropped-cropped-Design-sem-nome-2.pngSem nome (512 × 512 px) (2)Sem nome (512 × 512 px) (2)
  • Home
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Perguntas Frequentes do IRPF
  • Home
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Perguntas Frequentes do IRPF
✕
            No results See all results
            person using a macbook and holding a credit card

            Photo by Karolina Grabowska on Pexels.com

            Precisa declarar conta digital no Imposto de Renda?

            Diante da busca crescente de serviços online, as contas digitais, como Nubank, Next e Neon, estão ganhando cada vez mais espaço. Consequentemente, as dúvidas também começam a surgir, e uma delas é: precisa declarar conta digital no Imposto de Renda?

            Ter uma conta digital não obriga uma pessoa a entregar a declaração do Imposto de Renda. No entanto, quem estiver dentro de qualquer um dos parâmetros de obrigatoriedade, deve declarar a conta digital. Portanto, as quantias depositadas e os rendimentos gerados precisam ser informados na declaração, mesmo que o valor dos rendimentos não sejam altos.

            Como declarar conta digital no IR

            Normalmente não há diferença na forma de declarar conta digital ou conta de um banco físico, as duas devem ser inseridas na aba de “Bens e Direitos”. Isso só mudará caso a primeira gere rendimento direito. Confundiu? Vamos por parte!

            Para declarar conta digital que não gera rendimentos automáticos, o contribuinte deve solicitar ao banco o Informe de Rendimentos anual. Com este documento em mãos, é só acessar a aba de “Bens e Direitos” e informar o saldo da conta no dia 31.12.2023.

            Já nas contas em que há rendimento direto, que normalmente corresponde à aplicação de renda fixa, além de realizar o processo citado acima, é necessário também acessar a aba de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, informar o CNPJ do banco e o valor do rendimento gerado por essa aplicação.

            Lembre-se que, se houver mais de uma conta digital, todas deverão ser declaradas, atentando-se sempre a informá-las de forma separada. Da mesma forma, se você possui aplicações no Banco Digital, deve também digitar o saldo em 31.12.2023 de cada uma das suas aplicações.

            Tudo isso você encontra no Informe de Rendimentos para Fins de IRPF que você encontra no aplicativo do seu Banco Digital.

            Foi mais simples do que você pensava, né? Agora imagina se todo o preenchimento da sua declaração fosse tão simples como esse passo a passo que mostramos.

            Acredite, é possível! Com a nossa Plataforma Declare Fácil você conseguirá fazer sua declaração de forma descomplicada, segura e rápida! Não deixe de conhecer.

            Revisado por Ana Macedo e Vicente Sevilha.

            Compartilhe isso:

            • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
            • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

            Relacionado

            Share
            Quer falar com a gente?

            Nos envie um e-mail:

            contato@declarefacil.com.br

            logo icone declare facil_Prancheta 1 cópia

            © 2023 Declare Fácil.
            Todos os direitos reservados.

            Siga no Instagram