O Aplicativo certo para profissionais liberais e autônomos

Saiba como funciona
nossa ferramenta

shape shape

Lance suas despesas e receitas

Após o cadastro, sempre que tiver uma despesa ou receber algum valor, informe no app.

shape shape

Nós calculamos o imposto para você

O cálculo do imposto é automático e avisamos quando puder emitir seu DARF.

shape shape

Emita o DARF e pague on-line no seu banco

Nós geramos o DARF e você pode utilizar o código de barras e pagar no app do seu banco!

Emita DARF de Carnê-Leão gratuitamente (exclusivo para profissionais liberais e autônomos)

Com o aplicativo DeclareFacil, você que é profissional autônomo ou liberal consegue emitir seu DARF de Carnê-Leão de onde estiver e quando puder, sem a burocracia e complicações das regras de cálculos, além de não precisar dedicar um tempo para para atualizar o SICALC online da Receita Federal todo mês no seu computador.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a emissão do DARF de Carnê-Leão, cálculo do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) e como o DeclareFacil pode te ajudar, vamos lá!

DARF

A Receita Federal utiliza o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para realizar cobrança de pessoas físicas e jurídicas, em que é necessário declarar seus rendimentos, pagar impostos e outras taxas. O DARF pode ser dividido em dois tipos: simples e comum.

O DARF contribui para que todos os impostos cheguem aos cofres federais, facilitando o trabalho da área tributária, pois através do DARF, todos os pagamentos de tributos é unificado em uma só guia.

Emissão do DARF de Carnê-Leão online

Com o aplicativo DeclareFacil, você não precisa ter uma planilha de controle ou saber como fazer o cálculo e todas as suas regras, basta ter os seus rendimentos e despesas dedutíveis e revisar as informações para que o DARF de Carnê-Leão não seja emitido com erros.

Vale lembrar que a responsabilidade de inserir todos os dados corretamente no nosso aplicativo é do profissional autônomo ou liberal.

Além de te ajudar com a emissão do DARF, nosso app conta com o cálculo e emissão da guia do "mensalão", um diferencial que você não encontra no Sicalc online.

Mensalão

Quando um prestador de serviço tem algum rendimento que seja oriundo de pessoa física ou jurídica, a tributação sobre este valor é diferente, logo, existe uma inconsistência no cálculo do imposto, ou seja, um rombo no pagamento.

Com o mensalão, o contribuinte evita que a declaração anual venha com essa cobrança alta.

Paguei o DARF Carnê-Leão, preciso entregar a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)?

Sim, pois são obrigações diferentes. O regime de tributação no Brasil é mensal, por isso, o profissional liberal ou autônomo deve recolher os impostos sobre os rendimentos recebidos. É neste momento que entra o DARF de Carnê-Leão, como explicamos anteriormente.

Por outro lado, a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deve ser entregue anualmente, no prazo estipulado pela Receita Federal. Nela, o contribuinte informa todos os seus rendimentos e despesas dedutíveis, inclusive os declarados no DARF Carnê-Leão. A partir dessas informações, a Receita avalia se os impostos pagos estão de acordo com o necessário.

Vale lembrar que estamos trabalhando para que a DeclareFacil também te ajude na sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF e em breve teremos novidades

Resumindo, é a partir do pagamento do DARF de Carnê-Leão e da entrega com todos os dados da declaração anual, que a Receita avaliará se o profissional autônomo ou liberal está em dia com o fisco. E não se esqueça: você pode usar mensalmente o aplicativo DeclareFacil para gerar seu de DARF Carnê-Leão.

Evitando pendências com a Receita Federal

Possuir pendências com a Receita Federal diminui o acesso do contribuinte a diversos benefícios, como empréstimos e aquisições, além da possibilidade de pagamento de multas.

Deste modo, é de extrema importância ficar em dia com as obrigações tributárias, e o DARF Carnê-Leão pode te ajudar nisso. Com ele, o profissional paga os impostos incidentes sobre os rendimentos, mantendo em ordem os impostos de pessoa física relacionados à atuação como autônomo ou liberal.

Por isso, não deixe de conhecer o DeclareFacil!

Está esperando o que? Baixe agora e evite pendências com a Receita Federal.